terça-feira, 3 de março de 2015

Anatomia: Sistema Reprodutor Feminino


O sistema reprodutor feminino é formado pelas gônadas (Ovários), tubas uterinas (Trompa de Falópio), útero, vagina e a vulva. Ele está posicionado na cavidade pélvica. A pelve constitui uma estrutura óssea forte que tem uma função protetora.

Argosy Medical

Ovários

´
São as gônadas femininas, os órgãos sexuais primários, produzem os hormônios sexuais femininos (estrógeno e progesterona) e os ovócitos secundários (células que se tornam óvulos, caso haja fertilização). Os ovários possuem o tamanho aproximado de um azeitona.

Tubas Uterinas / Trompas de Falópio


São dois ductos que unem o ovário ao útero. O seu epitélio de revestimento é formado por células ciliadas, cujo batimentos e os movimentos peristálticos das trompas impelem o gameta feminino até o útero. Normalmente a fertilização ocorre ainda em seu interior.

As tubas uterinas são formadas pelas seguintes partes: 
Mesoalpinge:  região onde ela se prende no útero, também chamada de intramural;
Istmo:  porção medial, de calibre menor, que se abre o útero;
Ampola:  região onde ela sofre a curvatura para encontrar o ovário;
Infundíbulo:  é a extremidade distal de cada tuba.


Útero


É um órgão oco, musculoso e possui forma de uma pêra invertida, situado na cavidade pélvica.É revestido internamente por um tecido vascularizado e rico em glândulas - o endométrio.

O útero é formado pelas seguintes regiões: 

Fundo do útero:  região próxima das ligações com as tubas uterinas.
Corpo:  porção superior do útero;
Istmo:  porção que se estreita logo abaixo do corpo;
Colo do útero:  região onde o istmo encontra a vagina e possui forma cilíndrica;
Óstio:  é a abertura do útero na vagina;


Vagina


Canal musculoso e de paredes elásticas que liga o útero a vulva, tem de 8 a 10 cm de comprimento. Na parede da vagina há células produtoras de muco para lubrificar a região durante a relação sexual, produzido pelas glândulas de Bartholin. A mucosa vaginal possui pH ácido para impedir a proliferação de microorganismos na região.

Próximo a entrada da vagina há uma membrana vascularizada - hímen - que fecha o orifício vulvo-vagina total ou parcialmente, ela protege a vagina e normalmente e rompe nas primeiras relações sexuais.

Vulva ou Pudendo


É a genitália externa. Compreende o monte púbis, os lábios maiores e menores, o clítoris, o bulbo do vestíbulo e as glândulas vestibulares maiores. São consideradas partes do sistema genital externo feminino o períneo e as glândulas mamárias.

Períneo: Região externa entre a vagina e o ânus;

Vulva ou Pudendo


Glândulas Mamárias: São formadas por 15 a 20 lobos, estão presentes em ambos os sexos. No homem não produzem leite, na mulher durante a puberdade, sob ação dos hormônios elas começam a se desenvolver.

A mama feminina é constituída por lóbulo, ductos e estroma. Na parte externa pelo mamilo e aréola.


Referência:

Carvalho. G.M., Enfermagem em Ginecologia, São Paulo. Ed. EPU. vol 1, 2004.







Nenhum comentário:

Postar um comentário