terça-feira, 24 de março de 2015

Ciclo Menstrual

São as alterações fisiológicas cíclicas decorrente da secreção alternada dos quatro principais hormônios: Estrógeno e progesterona (secretados principalmente nos ovários), hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo estimulante (FSH), secretados pela hipófise, conhecidos como hormonas pituitárias.
A hipófise é uma glândula endócrina situada na sela túrcica cavidade óssea localizada na base do cérebro.
A duração de um ciclo menstrual típico é de 28 dias, podendo variar entre os 21 e os 35 dias. Convencionou-se designar o primeiro dia da menstruação por "dia 1" do ciclo, porque o fluxo de sangue menstrual é a mais evidente das alterações que acontecem.

Fases do Ciclo Menstrual

Ciclo Menstrual

Fase Folicular:

No inicio do ciclo, quando a menstruação ocorre, há liberação hipofisária de pequenas quantidades de LH e FSH, que juntos provocam o crescimento e amadurecimento dos folículos ovarianos. O crescimento destes induz o aumento da produção de estrógeno, secretado em uma taxa crescente, estimulando a proliferação endometrial, e atingindo o seu pico pelo dia 12 do ciclo, 2 dias antes da ovulação.

Gráfico do comportamento do LH e FSH

Ovulação:

Na ovulação o nível de estrógeno continua a aumentar no seu corpo o que provoca um rápido aumento do LH. Esta liberação de LH faz com que o folículo dominante se rompa e liberte o óvulo maduro do ovário. O óvulo entra na trompa de Falópio através da fimbria, e esse é o processo da ovulação.

Fase Luteínica:

Ou fase secretora. Com a liberação do óvulo o folículo ovariano se transforma em corpo lúteo, uma estrutura endócrina temporária, que produz progesterona para se preparar para uma possível fecundação. Caso não haja a fecundação, este corpo lúteo e o óvulo serão expelidos na forma de menstruação.

A progesterona é fundamental ao fazer com que o endométrio se torne receptivo à nidação do blastocisto e capaz de oferecer condições para o primeiro estágio da gravidez.

Menstruação:

A progesterona causa a acumulação adicional do revestimento do útero em preparação para um óvulo fertilizado. Mas, o folículo vazio dentro do ovário começa a atrofiar, entretanto continua a produzir progesterona e começa a produzir estrogênio. À medida que o folículo vazio atrofia, se o óvulo não for fertilizado, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem. Sem os elevados níveis de hormonas para ajudar a manter o revestimento espesso do útero acumulado, começa então a se decompor e o seu corpo libera o revestimento. Assim começa o período menstrual e dá início ao seu próximo ciclo menstrual.

Terminologias

Abaixo segue alguns termos técnicos.

Menarca - Primeira menstruação;
Menstruação - Sangramento vaginal; perda de sangue pela vagina;
Menorréia - Fluxo menstrual normal da mulher;
Amenorreia - Ausência de menstruação pelo período equivalente a 3 ciclos menstruais ou 6 meses;
Menóstase - Perda brusca da menstruação;
Menorralgia - Hemorragia menstrual;
Metrorragia - Sangramento fora do período menstrual;
Oligomenorreia - Menstruação insuficiente;
Hipermenorreia - Menstruação exageradamente abundante;
Hipomenorreia - Diminuição da hemorragia menstrual;
Espaniomenorreia- Intervalo maior que 45 dias entre as menstruações;
Menopausa - Interrupção fisiológica dos ciclos menstruais.




Referência:

Patton, Kevin T,; Thibodeau, Gary A. Sistema Genital. In: Estrutura e funções do corpo humano. 2002. 1ª Edição. Editora Manole. Barueri - São Paulo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário